// Onde encontrar os moldes?

vc deve sempre baixar os moldes atualizados dentro do painel de estampas (depois de criar uma "Estampa", dentro do produto Camiseta Estampada.

- Especificações do Arquivo:

Tamanho: 4200 x 4800
Formato: .png
Resolução: 300 dpi
Impressão: Digital CMYK(icc profile)

//Conheça a área de impressão

pedimos que as imagens tenham exatamente 4200 x 4800 pixels. você pode explorar essa área do grid como quiser, mas deixamos abaixo alguns pontos de atenção e pequenas regras pra vc seguir. 🤩

na imagem acima mostramos com clareza qual é o tamanho da área da impressão dentro do nosso mockup. Mas, para facilitar a percepção de como é distribuído o espaço da área de impressão na camiseta, fizemos um grid onde cada quadrado tem 1x1 cm. As linhas vermelhas no arquivo mostram um limite bacana pra vc fazer suas estampas sem chegar muito perto das bordas. :)

*o grid já vem embutido dentro do nosso arquivo da estampa. belê? :)

//Áreas máximas de ocupação do grid

é importante reforçar que o grid ficará sobre uma camiseta, que será colocado em um corpo cheio de curvas, e além disso é um mesmo grid para tamanhos Clássicos P até o 3G, nossos menor e maior tamanhos. parece óbvio, mas visualizar isso pode ser complicado. o principal motivo para estarmos reforçando isso é alguns collabs têm vontade de ocupar toda a área de impressão com sua estampa, mas deixamos claro que vc não vai ter como fazer isso.

como mostramos na imagem a seguir, o grid ocupa toda a parte da frente da camiseta e, em tamanhos menores, a área pode acabar invadindo um pouco a lateral do corpo e não ficando tão visível nas extremidades. Portanto, deixamos destacados no grid abaixo duas faixas laterais que são áreas que você não deve ocupar.

*grid estampado nas camisetas de tamanho M, em dois corpos diferentes. Repare que o segundo grid é quase escondido pelo braço. Portanto, não use toda a largura do grid, respeite o limite vermelho do arquivo! :)

o mesmo vale para o eixo vertical. o máximo que você puder posicionar a estampa para cima e ocupar menos a parte de baixo, melhor. A estampa fica no peito da pessoa, em um local de destaque, e se caso o cliente quiser usar a camiseta para dentro da calça, o tamanho da estampa não atrapalha. Deixamos um grid abaixo com o espaço que recomendamos deixar em branco.

*grid estampado nas camisetas de tamanho M, em dois corpos diferentes. Repare que área de impressão é muito longa para o segundo modelo. Portanto, não use todo o comprimento da área de impressão! :)

vale ressaltar que todas as dicas que damos aqui já são aplicadas no ato da impressão do produto, ou seja, se sua estampa ocupar toda a largura do grid, na hora de imprimir iremos redimensioná-la para que respeite as margens que mostramos nas imagens acima. Portanto, nossas sugestões são muito importantes para que você deixe seu mockup o mais parecido possível com o que será impresso de fato para que seu cliente não encontre divergências com relação ao que comprou e o que recebeu.

//Como posicionar suas estampas

caso queira criar uma camiseta que tenha apenas um elemento pequeno posicionado no peito da camiseta, basta colocá-lo deslocado dentro do arquivo que for enviado. Uma arte 4 x 4 cm ajustada no bolso deve ficar localizada da seguinte forma:

Como dissemos anteriormente, evite deixar a estampa centralizada verticalmente: a maioria das estampas fica melhor na altura do peito das camisetas do que na barriga. Para resolver isso é só alinhá-la pelo topo do arquivo. Olha só a diferença:

//Criando estampas para camisetas claras

para criar estampas de sucesso para camisetas brancas, o que tem que ter em mente é: usamos o fundo da camiseta para fazer a mesclagem de cores. Portanto, não há necessidade de inserir a cor branca: pelo contrário, é até melhor se você não colocar, porque às vezes o que é branco na tela do computador é, na realidade, cinza bem clarinho e sai na impressão da camiseta, deixando-a com uma borda acinzentada, que muitos acham que é defeito da impressão e, na realidade, é defeito da própria estampa.

Olhando a imagem da esquerda separadamente na tela do computador, seu olho a enxerga o fundo como branco. Mas, comparando com uma imagem com fundo branco, você vê com mais clareza o que é branco e o que é cinza.

//Criando estampas para camisetas escuras

se você quer criar estampas incríveis para camisetas escuras, a regra SUPREMA é: retire da sua estampa todas as cores pretas. Pode ficar tranquilo que a camiseta não ficará estragada, por mais que o .png dela fique estranho, parecendo que falte alguma coisa. Você conseguirá visualizar se a estampa ficou legal ou não no mockup, pois este imita bem a camiseta preta como produto final. Inclusive, mostramos aqui abaixo a diferença do mockup se a estampa for carregada com fundo preto ou com fundo transparente. Veja que até mesmo a pré-visualização do produto fica melhor com o fundo transparente.

Repare que o fundo preto da camiseta da direita aparece no mockup e o mesmo também será impresso na camiseta.

//Atente-se ao usar degradês e neon.

da mesma forma que mencionamos nos posts acima que cores claras não ficam boas em camisetas brancas porque quase não se destacam, o mesmo acontece com degradês e neon no tecido preto. Relembrando, todas as camisetas pretas possuem uma camada de tinta branca entre o tecido e a tinta colorida. Portanto, ao fazer o degradê, é comum que efeito não fique como o esperado nas camisetas pretas.

A imagem à esquerda é a imagem original, enquanto a imagem da direita é da estampa impressa no produto. Repare que a estampa impressa não tem o mesmo efeito degradê da imagem original justamente pela camada de tinta branca que utilizamos antes da tinta colorida.

//Interação do amarelo com preto.

um detalhe peculiar sobre a cor amarela. Devido sua característica de “cor iluminada” o amarelo pode não interagir muito bem com a cor preta, no algodão, podendo borrar em determinados tons.

Indicamos que uma pequena linha branca, bem fina, seja usada para separar essas duas cores, na sua estampa, para evitar erros na impressão.

um exemplo prático. Na primeira imagem, a cor amarela está em contato direto com o preto, e o mesmo mancha alguns fios do amarelo. Já na segunda imagem, uma linha branca bem fina, foi passada ao redor do elemento amarelo, deixando as duas cores separadas.

Perceba que mesmo na primeira imagem, os olhos do emoji, já tinham essa borda branca e não havia mancha. Na segunda, toda a borda recebeu a linha branca.


ei artista, esse artigo foi útil pra vc? poor favor, avalia aqui pra gente ter um feedback dele! 🤩 e se ainda tiver alguma dúvida, pode chamar o batman no chat que vamos conversar melhor com vc sobre, belê?

abração e boas estampas 💛

Encontrou sua resposta?